Apesar da severa crise, o município vive hoje em outro patamar de progresso e reconstrução em todos os sentidos. Novas obras e ações refletem o trabalho competente da administração.
Está registrado nos mais idôneos veículos de comunicação, as perspectivas preocupantes de especialistas sobre os imensos desafios impostos aos prefeitos que assumiram em 1º de janeiro de 2021. Além de um prenuncio desanimador, com as consequências da terrível pandemia e da gigante crise financeira, a gestão “Amor e Trabalho” encontrou também um cenário desolador no que diz respeito à máquina pública sucateada, cidade e comunidades rurais abandonadas, até os serviços públicos essenciais estavam paralisados e por consequência, a maioria da população angustiada, temendo pelo futuro em um tempo de incertezas no mundo. Este foi sem dúvidas, o maior desafio de uma gestão que se comprometeu em fazer diferente, em reerguer a administração pública e recolocá-la em um patamar de destaque, além de impulsionar um projeto de governo com obras e ações estruturantes. A união das pessoas, a esperança viva e a certeza de que era possível ultrapassar barreiras, dando um passo de cada vez, foram combustíveis essenciais para alcançar as vitórias que estão refletidas nos semblantes de cada brejinhense.
É importante ressaltar, que não são apenas as obras ou investimentos de grande vulto que representam o sucesso de uma gestão municipal. Existem esforços, planejamento, equipes e investimentos de recursos diários em cada ação da administração que são essenciais na caminhada. Desde a coleta de lixo, a limpeza de ruas, manutenção de iluminação pública, presença de médicos e equipes de saúde nas comunidades, manutenção diária de poços artesianos, transporte adequado de alunos, translado de pacientes, recuperação e manutenção das vias rurais, deslocamento de professores, presença das equipes da assistência social, toda parte burocrática e administrativa, treinamentos de profissionais, pequenos reparos nas estruturas físicas, na rede de esgotos, nas vias já pavimentadas, a necessidade de possuir consultorias, assessorias, contabilidade, departamento jurídico, enfim, tudo isso que acontece no cotidiano de uma gestão, na maioria das vezes, passam despercebidos, como se ali não houvessem investimentos da prefeitura. Apesar de ser praxe, infelizmente em boa parte dos municípios do Brasil, estes serviços básicos são deficitários em consequência da má gestão. Percebe-se o zelo, a competência e compromisso com o bem-estar público, também nas ações do cotidiano, quando executadas com excelência.
O que se construiu em pouco menos de três anos da atual gestão em Oliveira dos Brejinhos, representa o resgate da autoestima de uma comunidade que ansiava em voltar a sonhar grande, em contemplar a evolução em forma de trabalho e grandes realizações. Apesar de tudo que o município enfrenta com a diminuição de recursos, crise e necessidade de medidas austeras, o governo não parou, os serviços e atendimentos seguem de janeiro a janeiro sem interrupções, por aqui não se fala em demissão de servidores, as obras chegaram em todos os setores e Brejinhos se destaca para o interior baiano, como um dos mais prósperos municípios, onde existe credibilidade e pontualidade dentro de uma postura firme e serena de fazer o que é certo, de fazer economia com o dinheiro público e apesar dos sacrifícios, manter todos os atendimentos à população e ainda realizar o maior número de obras da história administrativa. Seja através de parcerias ou com recursos próprios, está sendo possível cumprir com o que foi prometido no programa de governo. “Não tem sido fácil a caminhada pela reconstrução, no entanto, estamos em outro patamar”. Disse orgulhoso o gestor.
Apesar de no papel, os municípios possuírem autonomia e independência para assegurar um mínimo de sustentabilidade aos cidadãos, na prática, os recursos são distribuídos de forma desigual e centralizada, ficando as cidades relegadas a condição de menor importância. Em especial, os pequenos municípios do nordeste, que com as constantes reduções de repasses constitucionais, são obrigados a pedir socorro para oferecerem mais dignidade e conforto a população. Daí a importância de se construir sólidas parcerias com o governo do estado e deputados, para que sejam viabilizados os benefícios tão almejados. Importante destacar, a conduta exemplar da gestão no processo de pagamento dos precatórios aos profissionais do magistério, ato que injetou de forma transparente e justa, milhões de reais na economia do município, sendo digno de destaque e aplausos a nível estadual. Valorização da cultura, dos eventos festivos da sede e meio rural, tem sido investimentos que trouxeram de volta as tradições e milhares de turistas que aquecem a economia local.
Impossível narrar cada ato de uma administração, em especial de um pequeno município, que possui muitas famílias carentes e que se valem do suporte do poder público em quase todas as demandas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura, moradia, transporte, abastecimento de água, dentre tantas outras. No entanto, é obrigação da gestão, dar o máximo de publicidade nas suas ações, em obediência ao princípio da transparência. Traremos a seguir, mesmo que de forma suscinta, ao menos as principais obras e benefícios em andamento na sede e área rural de Oliveira dos Brejinhos. É também importante registrar, toda a proximidade da gestão para com as comunidades, as diversas campanhas e projetos de inclusão sociocultural, projetos ambientais com destaque para a cooperativa de reciclagem, confraternizações públicas, como a distribuição de brinquedos no dia das crianças, além de inúmeros eventos que denotam toda sensibilidade de quem governa e que faz a diferença na vida dos moradores. Dentre as principais obras em andamento, sem citarmos tudo o que já foi entregue e que provocou a verdadeira revolução do bem, podemos elencar:
Em parceria com o Governo do Estado: Construção da escola em tempo integral Tiradentes; Pavimentação asfáltica da BR 242 ao Distrito de Bom Sossego – 14 km; Pavimentação de ruas no Povoado de Beira Rio; Pavimentação e urbanização da avenida principal do Distrito de Bom Sossego; Extensão de redes de energia elétrica na sede e no interior do município.